Início > Apresentar > Ensaios tribológicos para melhorar a eficiência das energias renováveis

Apresentar

Ensaios tribológicos para melhorar a eficiência das energias renováveis

A eficiência dos painéis solares e dos aerogeradores depende, em grande parte, da resistência ao desgaste causada pela chuva e pelo vento. TRIBOLOGIA

Paneles fotovoltaicosNos painéis solares incidem directamente as partículas de areia suspensas no ar, afectando o vidro de protecção das células fotovoltaicas. Este fenómeno de erosão nos painéis de vidro reduz a produção de energia.

O equipamento Air Jet Erosion Tester de Ducom permite reduzir em laboratório o comportamento dinâmico das partículas solidas e o seu consequente mecanismo de erosão. O método de ensaio é utilizado para seleccionar os materiais de revestimento mais resistentes com o objectivo de optimizar a eficiência da energia solar.

Ensayos tribológicos para mejorar la eficiencia de las energías renovables

Nuevo diseño y un corte de sección del equipo Ducom Air Jet Erosion Tester (ASTM  G76)

                    Imagens: Novo design e uma parte do equipamento Ducom Air Jet Erosion Tester (ASTM  G76)

Os parques eólicos são afectados principalmente pela erosão da chuva. O impacto das gotas de chuva gera fissuras, gretas e a delaminação das pontas das pás dos aerogeradores.

Como consequência destes danos a eficiência aerodinâmica é reduzida. O equipamento Water Droplet Erosion Tester da Ducom imita os parâmetros de operação (tamanho e velocidade da gota, ângulo de impacto, etc.) para testar a resistência à erosão dos materiais utilizados como revestimento protector.

Fenómenos de erosión en las palas de aerogeneradores

                                                       Imagens: Fenómenos de erosão nas pás dos aerogeradores


Mais info

A MRA Instrumentação utiliza política de cookies. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.