Em Destaque
Como foi inspeccionado o Titanic em 1987?
- Informação
- Mais informação
Todos nós já vimos uma imagem dos destroços do famoso navio transatlântico Titanic nas profundezas do fundo do mar mas raramente quisemos saber em que ano foram descobertos esses destroços.
Embora o navio, infelizmente apelidado de “inafundável”, foi ao fundo na madrugada de 14 para 15 de Abril de 1912, durante a sua viagem inaugural de Southampton para Nova Iorque, levando com ele 1514 pessoas das 2223 que estavam a bordo. A descoberta dos seus destroços foi feita apenas em 1985 durante uma missão secreta da Marinha dos Estados Unidos durante a guerra fria.
Dois anos mais tarde, em 1987, vieram a público as primeiras imagens e objectos do Titanic, graças a uma expedição francesa que foi ao local do naufrágio com o objectivo de resgatar objectos do fundo do mar, neste caso a bordo do submarino tripulado Nautile, equipado com o robot ROBIN.
O ROBIN é um veículo subaquático teledirigido de observação, concebido para aumentar as capacidades de observação do Nautile, chegando a sítios inacessíveis ou perigosos.
Como se tratasse de um pequeno utilitário que sai da garagem lá de casa, o ROBIN sai de um compartimento do Nautile e, apesar dos seus 145 Kg de peso, desloca-se como um autêntico peixe na água para explorar os locais mais recônditos do navio afundado e permitindo mostrar as imagens maravilhosas, que deixaram todo o mundo de boca aberta ,com o filme de Leonardo Di Caprio.
Consulte a nossa ampla gama de soluções em Oceanografia que a MRA Instrumentação tem disponível.