Em Destaque
É possível prevenir avalanches em glaciares?
- Informação
- Mais informação
O monte Weissmies (4.017 m) é um dos picos com maior quantidade de visitas de alpinistas no sul da Suíça que separa o Valle Saas do Valle Simplon. O acesso é simples, a partir de uma estação de um funicular situada em Hohsass. O glaciar Weissmiess ficou muito conhecido durante o verão de 2014 devido a uma grande quantidade de pequenas avalanches de gelo.
A finalidade deste projecto, realizado por uma empresa suíça, a GEOPRAEVENT, foi monitorizar os movimentos do glaciar, conforme exigido pela autoridade local do cantão de Wallis. Os glaciares são potencialmente muito perigosos, devido à possibilidade do desprendimento de grandes volumes de gelo do glaciar provocando uma avalanche cujos efeitos podem ser devastadores.
Para este projecto foi instalado o radar interferométrico IBIS-FL numa zona com plena visibilidade sobre o glaciar, aproximadamente a 3.200 m de altitude acima do nível do mar e com umas temperaturas mínimas que frequentemente baixam até -20ºC e onde existem com frequência rajadas de vento com mais de 150 Km/h.
A escolha do IBIS-FL foi feita com base nas excelentes referências que este equipamento tem em todo o mundo para medir especialmente os racios de deformação com alta precisão, tanto a curto como a longo prazo. Após a instalação do equipamento (que durou aproximadamente 8 horas), os técnicos estavam prontos para fornecer aos responsáveis das autoridades locais e a qualquer entidade com capacidade de tomar decisões a velocidade de deslocação do glaciar.
No lado esquerdo da seguinte figura aparece um mapa de velocidades do glaciar, onde se pode ver a zona triangular que é potencialmente instável. É facilmente distinguida pela cor vermelha que aparece na área. O restante glaciar apresenta um fluxo de velocidades consideravelmente inferior.
No lado direito da imagem é apresentado o detalhe de uma zona do glaciar. Neste caso, é um mapa de áreas de risco onde as áreas com mais de 30cm de movimento absoluto diário são mostrados a amarelo, enquanto que as zonas que têm uma deslocação superior a 36cm/dia aparecem a vermelho. Esta imagem é antes da avalanche que é apresentada na imagem anterior.
Como resultado da utilização do IBIS-FL para a monitorização de glaciares, é possível obter as seguintes conclusões:
- O IBIS-FL fornece medições eficazes e eficientes do deslocamento do glaciar
- O IBIS-FL reconhece as zonas propícias a avalanches com dois dias de antecedência
- Graças à sua inigualável precisão, o IBIS-FL consegue definir a área limite da avalanche
- o IBIS-FL disponibiliza a fiabilidade comprovada para trabalhar em condições ambientais extremas