Início > Em Destaque > ikDAS - um analisador de vibrações portátil fácil de utilizar

Em Destaque

ikDAS - um analisador de vibrações portátil fácil de utilizar

ikdasAs máquinas industriais sofrem vibrações habitualmente. Quando ultrapassam certos limites, estas podem ser um indicativo de que o mecanismo está a produzir algum problema como um desgaste excessivo num componente, um desajuste ou, em geral, um funcionamento defeituoso. Além disso, as empresas necessitam ter mais máquinas cada vez mais precisas, o que é essencial para reduzir as vibrações ao mínimo.

A IK4-IDEKO desenvolveu um dispositivo portátil, chamado ikDAS, que regista e processa as vibrações das máquinas para diagnosticar os seus possíveis problemas. O centro tecnológivo basco apresentará este aparelho, mais pequeno e de utilização muito mais simples que os convencionais, na Bienal de Máquina Herramienta (BIEMH), que se realizará entre o dia 2 e 7 de Junho no BEC de Barakaldo.

Normalmente, para analisar as vibrações e solucionar os problemas das máquinas que as provocam, fazem falta grandes equipamentos e pessoal especializado, com o custo económico que isso implica.

No entanto, o ikDAS, é um dispositivo portátil composto por um mini-computador e um equipamento de aquisição de sinais. Além disso, tem um interface simples e intuitivo que pode ser utilizado após uma breve formação e sem necessidade de conhecimentos específicos.

Utilidade e aplicações:

Este dispositivo, que simplifica bastante a análise de vibrações, é uma ferramenta ideal para tarefas como a manutenção, a montagem, a preparação de máquinas, a resolução de problemas de máquinas...

Funcionamento

O equipamento permite capturar os sinais de um acelerómetro piezoeléctrico ICP ou sinais de voltagem que o software processa para a sua posterior visualização e análise espectral. Estes dados são disponibilizados em diferentes formatos que permitem, caso necessite, partilhá-los com pessoal especializado.

Descarregar pdf

 ikdas

A MRA Instrumentação utiliza política de cookies. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.