Início > Em Destaque > Inspecção de painéis solares com câmaras SWIR e emCCD do nosso sócio tecnológico Raptor Photonics.

Em Destaque

Inspecção de painéis solares com câmaras SWIR e emCCD do nosso sócio tecnológico Raptor Photonics.

A utilização das câmaras SWIR e emCCD de Raptor Photonics garante uma caracterização instantânea de painéis solares quer seja durante o processo de fabricacão, ou durante as tarefas de manutenção preventiva de uma instalação solar fotovoltaica. A tecnologia de infravermelhos de onda curta com detectores InGaAs é ideal para detectar a eletroluminescência.

Em alternativa, a alta sensibilidade proporcionada pelos sensores EMCCDs na faixa espectral dos infravermelhos próximos (NIR) tambem é capaz de detectar o sinal de eletroluminescência. Ao fixar um tempo de exposição curto é possivel gerar mais de 10fps (em função da corrente de polarização).

As imagens seguintes comparam as células solares tipo CIGS (Cobre Índio Gálio Selênio) medidas com sensores EMCCD e SWIR (excitadas com a mesma corrente de polarização). Os resultados foram utilizados na caracterização dos paineis solares durante o processo de fabricação.

IMAGEN1 copia

Imagens de Painéis Solares tipo CIGS, obtidas com uma câmara modelo OWL (detector InGaAs). Tempos de integração desde 4ms até 50 ms.

IMAGEN2 copia


Imagens de Painéis Solares tipo CIGS, obtidas com uma câmara modelo FALCON (detector EMCCD). Tempos de integração desde 300 ms até 500 ms.

A manutenção preventiva de uma instalação fotovoltaica é necessária para poder identificar rapidamente o painel solar com células solares defeituosas que reduzem a eficiência global da instalação. As câmaras científicas de Raptor Photonics são perfeitas para este tipo de aplicação.

Ao injectar uma corrente de polarização inversa no sistema e analisar rapidamente em modo video (seja com sensor InGaAs ou EMCCD),é possivel inspecionar um elevado número de painéis solares de forma rápida e fiável. As células que estão danificadas ou menos eficientes surgirão imediatamente, permitindo a identificação dos painéis que deven ser substituidos a fim de restaurar a eficiencia global.

IMAGEN3Imagem obtida com o modelo OWL (sensor InGaAs) em modo video a 30 fps. Os defeitos são claramente visíveis.

IMAGEN4 copiaImagem obtida com o modelo FALCON (sensor EMCCD) em modo video a 20 fps. Os defeitos são visíveis (pode obter-se um maior contraste com a utilização de um filtro passa-alto).

A MRA Instrumentação utiliza política de cookies. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.