Em Destaque
Mais rápido do que uma bala!
É do conhecimento geral a utilização de câmaras de alta velocidade para a filmagem de impactos balísticos mas... o que acontece quando os projecteis são mais rápidos do que as próprias balas?
A maioria dos ensaios de balística têm velocidades que se situam entre os 300 e os 1.000 m/s dependendo dos calibres, carga de pólvora, comprimento do cano, etc. No entanto existem certos projecteis que ultrapassam largamente estas velocidades como nas cargas ocas. Mais de 5 Km/s!!!
Se existem câmaras de alta velocidade que podem chegar a gravar até 2.100.000 de imagens por segundo (o suficiente para filmar o evento), poderão existir outros parâmetros das mesmas que podem não ser tão convenientes, tais como: a resolução, o tempo de exposição ou o interframe. No entanto existe uma tecnologia complementar que permite gravar por exemplo até 5.000.000 imagens por segundo em resoluções de 924x768, perfeita para este tipo de aplicações: a ultra-alta velocidade.
Descarregue o seguinte teste onde se tenta filmar o impacto de um projéctil contra um objectivo de alumínio a uma velocidade de 8 Km/s e com um tamanho de apenas 1 mm de diâmetro.