Em Destaque
Meio cheio ou meio vazio? É uma questão de nível
- Informação
- Mais informação
Se procura uma solução para resolver um problema de fornecimento de água a um edifício ou se quer controlar um tanque de processamento dentro de uma fabrica, uma correcta informação sobre o nível dos tanques é muito importante para o êxito do seu projecto. Existe uma infinidade de aplicações em inúmeros cenários industriais, onde uns simples passos podem assegurar que se satisfaça as necessidades de um projecto.
Que tipo de tanque vai utilizar?
São utilizados dois tipos básicos de tanques no ambiente industrial: ventilados e selados. Algo aparentemente tão simples como a escolha do tipo de tanque impulsionará todo o processo de tomada de decisões da sua execução, de modo que esta decisão é de grande importância.
Um tanque ventilado é um tanque qualquer, independentemente do tamanho ou forma seja importante, contendo um líquido em que a pressão atmosférica (aproximadamente 1 bar) é a única força exercida sobre a superfície do líquido no tanque. Um dos tanques mais conhecidos é o tanque de água elevado. Este tipo de tanque pode ser utilizado para fornecer a pressão de água adequada a uma fábrica ou habitação que não tenha uma pressão suficiente para suportar a aplicação em questão.
Outras aplicações:
- Depósitos de óleo
- Colunas húmidas
- Poços de águas residuais
- Tanques de prevenção de incêndios em locais isolados
- Fabrico de alimentos e bebidas
A medição do nível de líquido num tanque ventilado pode realizar-se de várias formas, com muitos diferentes níveis de precisão. A primeira coisa a saber é se o seu tanque ventilado está acima do solo ou enterrado. Um tanque acima do solo tem, normalmente, uma ligação de processamento externa, perto da parte inferior do tanque e tem um acesso ao tanque a partir da parte superior. Um tanque enterrado normalmente tem uma escotilha que permite o acesso ao seu interior para instalar o sensor.
No documento aqui linkado, criado pelo nosso parceiro tecnológico Setra Systems, são analisados os diferentes métodos de medição de nível. O documento faz especial referência à medição de nível hidrostática em tanques ventilados e selados; ao cálculo da altura de colunas de água e à determinação de valores de gravidade específica.
Sem dúvida, a melhor forma de definir o produto mais adequado para a sua aplicação é a de contactar com a nossa equipa técnico-comercial, que o ajudará em todo o processo e lhe poderá propor as melhores soluções a partir de uma extensa gama de produtos.
Mais informação clicando aqui.