Início > Em Destaque > Novo artigo: Porque é que a radiação com menor comprimento de onda não tem efeito térmico? - Por Rafael Royo Pastor

Em Destaque

Novo artigo: Porque é que a radiação com menor comprimento de onda não tem efeito térmico? - Por Rafael Royo Pastor

Estas são as perguntas que venho fazendo há vários anos:
  • Porque é que apenas o visível e o infravermelho têm efeito térmico e aquecem os materiais?
  • Porque é que o ultra-violeta não?

Os edifícios de cor clara aquecem muito menos do que os mais escuros. A cor tem um efeito sobre o aquecimento de uma fachada e esse efeito não é insignificante. Isto porque a radiação visível tem um efeito térmico claro: um edifício de cor escura absorve muito mais radiação visível e o claro reflecte-a.

Sei que é uma loucura mas existe uma cor perfeita para o inverno e outra para o verão!

Leia o artigo completo em castelhano clicando aqui.

Sobre Rafael Royo

Rafael Royo Pastor é Engenheiro Doutorado na área industrial e trabalha como Professor no Instituto de Engenharia Energética da Universidade Politécnica de Valência (UPV), em Espanha. É Nível III, especialista em radiação infravermelha e transmissão de calor, tendo-se especializado em três áreas de aplicação: motores de combustão interna de automóveis, optimização e eficiência energética e edifícios de alta eficiência. Colaborou com o Departamento de Estudos da Renault Espanha durante quase dez anos e, também, com empresas como a ACCIONA. Por fim, o Dr. Rafael é um colaborador activo do ITC no desenvolvimento de materiais de formação, liderando a equipa de formadores em Espanha e dá cursos tanto em Espanha como na América Latina.

A MRA Instrumentação utiliza política de cookies. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.