Em Destaque
O ITA possui uma das câmaras semi-anecóicas de tecnologia de topo de Espanha
- Informação
- Fotos
Com a participação do Grupo Alava Ingenieros, ao qual pertence a MRA Instrumentação, o Instituto Tecnológico de Aragón (ITA) inaugurou no dia 30 de Outubro as suas novas instalações que albergam uma câmara semi-anecóica, a de melhor performance e de tecnologia de topo de Espanha, o que a irá converter numa referência no campo da compatibilidade eletromagnética.
A câmara semi-anecoica é um recinto blindado elétrica e magneticamente, sem quaisquer perturbações eletromagnéticas, tanto radiadas como conduzidas. As que se construíram no ITA permitem realizar testes de emissão e imunidade para qualquer aparelho ou sistema elétrico/eletrónico. Além disso, irão realizar-se testes tanto para um automóvel, como para os subconjuntos elétricos/eletrónicos que se encontram no seu interior.
Trata-se de uma infraestrutura única que complementa a anterior, mais pequena (de 3 metros). Um dos aspetos mais importantes do trabalho do ITA, e que deriva da sua natureza de serviço público, é o do medidor, para que as pymes compartam equipamentos vitais bastante dispendiosos, como esta câmara. Os principais beneficentes desta câmara serão os setores de transporte vertical (elevador), automação, maquinaria de obras públicas, TIC, ferroviário, aparelhos elétricos e eletrónicos em física de altas tecnologias, e aeronáutica.
A construção tem três camadas importantes:
- Recinto blindado ou gaiola de Faraday.
- Revestimento de ferrita.
- Revestimento de absorvente.
O primeiro ponto importante para o desenho da câmara é a definição de três parâmetros que a caracterizam. São eles:
- A zona quieta, que é o volume útil da medição do equipamento submetido ao ensaio. Neste caso, é um cilindro de 3 metros de diâmetro e 2 metros de altura. Esta zona situa-se no centro de uma plataforma giratória de 3 metros de diâmetro ao nível do chão, e é capaz de suportar um aparelho de 4Tm de peso.
- A distância para a realização das medições, que é a distância entre o centro da zona quieta e a antena de receção da perturbação. Será de 3 metros para equipamentos que funcionem numa envolvente doméstica, e de 10 metros para equipamentos de envolvente industrial.
- O intervalo de frequência do uso da câmara está compreendido entre os 30 MHz e os 40 GHz.