Início > Em Destaque > Os limites terão que lidar com o LIDAR

Em Destaque

Os limites terão que lidar com o LIDAR

Com a tecnologia LIDAR (Laser Imaging Detection and Ranging) damos um passo para além da tecnologia do medidor a laser e obtemos espessas nuvens de pontos no espaço. Estas nuvens de pontos, conhecendo a sua posição a partir da sua recolha, permitem realizar mapas tridimensionais em relevo de extensas áreas geográficas ou inclusivamente elementos arqueológicos e de valor, com uma precisão de 0,3 mm.

A elevadíssima precisão combinada com a alta frequência de amostragem permite, quando instalamos estes detectores em elemento móveis como veículos de superfície ou aéreos, gerar modelos em três dimensões muito mais completos e precisos de todo o tipo de ambientes, como túneis de metro (veja em detalhe o que se vê na estação em 4:27) ou em minas subterrâneas.

Definitivamente, esta tecnologia disponibiliza resultados fantásticos quando estas nuvens são captadas a partir de um ponto de vista aéreo e são cruzadas com a informação do ambiente proveniente de outros sensores, na sua maioria ópticos, como a fotografia de alta definição, termografia ou imagem hiperespectral, apresentando modelos complexos do ambiente praticamente em tempo real, com informação muito importante tanto em ambientes rurais (por ex. diagnostico de fito-patologias em campos agrícolas) como em ambientes urbanos (por ex. planificação de acções policiais).

Las lindes tendrán que lidiar con LIDAR

Em aplicações florestais, estas nuvens de pontos permitem conhecer o índice de arvoredo, tanto em densidade como em altura. Para esta aplicação é necessário que o LIDAR disponha de pelo menos 3 impulsos de retorno para poder executar a análise.

Em relação à inspecção de linhas eléctricas, é necessária uma alta frequência de impulsos laser até 500kHz, ligado a um ângulo de varrimento de mais de 180º, de modo a que não seja estritamente necessário sobrevoar as linhas na sua totalidade. Já foi mencionado que as possibilidades são quase infinitas e, na realidade, qualquer situação que necessite da informação do ambiente pode ser beneficiada com a aplicação desta tecnologia.

Alguns exemplos:
  • Inspecção de linhas eléctricas, linhas férreas, oleodutos e gasodutos
  • Vigilância de ambientes urbanos
  • Análise forense de acidentes rodoviários e cenários de crimes
  • Mapeamento de terras, lotes e desfiladeiros
  • Inspecção de obras civis, infraestruturas e minas
  • Documentação arqueológica e de património
  • Monitorização e estudos meio-ambientais

Mais info

 

A MRA Instrumentação utiliza política de cookies. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.