Início > Em Destaque > Os ROV de inspecção aquática descobrem uma nova barreira de coral na Austrália

Em Destaque

Os ROV de inspecção aquática descobrem uma nova barreira de coral na Austrália

Os ROV da Teledyne Seabotix tiveram um papel fundamental na descoberta de uma nova barreira de coral

ROV_Teledyne SeabotixGraças às capacidades dos ROV da Seabotix para trabalhar em águas profundas, uma comunidade marinha muito diversificada foi descoberta pela primeira vez. Durante as expedições de exploração do Parque Nacional Marinho "Wilsons Promontory", os cientistas visualizaram (e deixaram registo) que existem recifes coloridos espectaculares, jardins de esponjas e corais e várias espécies de peixes.

O Director do Parks Ciências Marinhas "Victoria Parks", Steffan Howe disse que a zona é famosa pelas suas impressionantes paisagens acima da água, mas o que vive nas profundezas do mar era desconhecido até agora. Disse, também, que com esta tecnologia de ponta é mais fácil explorar estas áreas, com resultados muito além das expectativas dos investigadores.

"As recentes expedições utilizaram um veículo de operação remota (ROV) para estudar a vida marinha em habitats de 30-100 metros de profundidade. As impressionantes descobertas provêm de investigações anteriores que procuram representar em detalhe os fundos marinhos do parque. Os mapas identificavam algumas estruturas subaquáticas a uma grande profundidade sob o oceano, mas não se sabia qual o tipo de vida marinha existente nas zonas. Estas ultimas expedições utilizam tecnologia de ponta que inclui câmaras de vídeo subaquáticas e um veículo robotizado para gravar pela primeira vez o espectáculo da vida marinha que se encontra em muitas das zonas mais profundas do parque." "O material encontrado confirma que os habitats dos recifes profundos estão repletos de vida e são o lar dos ecossistemas marinhos ricos e abundantes que são comparáveis aos recifes tropicais mais famosos da Austrália. O alcance e abundância de jardins espectaculares de esponjas e corais é um achado particularmente emocionante ", explicou o Dr. Howe.

"É importante para nós ter uma compreensão global dos habitats e dos habitantes do Parque Natural Marinho "Wilson Promontory" para gerir de uma forma eficaz o futuro desta zona tão importante. As descobertas e o material de arquivo também nos permitirá mostrar o espectacular ambiente marinho de Victoria aos milhares de visitantes que vêm a este Parque Nacional todos os anos", disse o Dr. Howe.

Barrera de Coral

Os resultados mais importantes das expedições que foram feitas incluem:
  • Recifes de corais maciços, grandes gorgónias e jardins coloridos de esponjas marinhas encontradas para além das expectativas dos cientistas.
  • Paredes grandes, rochas do tamanho de uma casa porte picos e cavernas com uma vasta gama de esponjas coloridas, corais de todos os tipos e vida marinha abundante.
  • Buracos 90 m de profundidade com grandes bancos de pargos vermelhos (peixe que pode crescer até 80 cm de comprimento).
  • Sistemas complexos de dunas subaquaticas, incluindo uma com cerca de 30 metros de altura e 2 km de comprimento.
  • Espécies de peixes abundantes, incluindo alguns que se diz ser de importância para a conservação uma vez que são raros em nível estatall. Exemplos que incluem o Barracuda australiano (Sphyraena novaehollandiae) e o "Longsnout boarfish" (Pentaceropsis recurvirostris).

Mais info

A MRA Instrumentação utiliza política de cookies. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.