Em Destaque
Primeiro sistema de ensaio EMC para OEM LV 148
Os veículos cada vez mais dispõem de electrónica integrada. Este aumento da exigência da fonte de alimentação do veículo, fez com que a alimentação tradicional de 12V chegasse ao seu limite de capacidade. O consórcio alemão Audi, BMW, Daimler, Porsche e VW foi um visionário neste aspecto e estabeleceu, há já alguns anos, os requisitos normativos para alimentação de 24V, criando assim o conjunto de ensaios LV 124. Tendo presente esta visão de futuro, muito recentemente foram criadas as bases para a nova alimentação de 48V que, cada vez mais, irão ser integradas nos veículos, estabelecendo os ensaios LV 148.
O AT4 wireless, um dos principais laboratórios para ensaios EMC em Espanha e de referência mundial em ensaios e certificações para tecnologias sem fios, foi o primeiro laboratório em Espanha com capacidade de ensaio EMC para o novo conjunto de normas confiando, para isso, no Grupo Álava Ingenieros e no seu parceiro tecnológico EM Test, fabricante deste sistema. Este sistema está totalmente operativo e à disposição dos seus clientes.
O AT4 wireless foi nos anos 90 (nessa altura CETECOM) dos primeiros laboratórios a dispor de um equipamento de sistemas de ensaio direccionado para a indústria automóvel, confiando desde esse momento, e até aos dias de hoje, no Grupo Alava Ingenieros e na EM Test para as actualizações desse sistema. Com o aparecimento do LV 148, o AT4 wireless manteve a sua aposta na inovação e na ampliação das suas capacidades de ensaio; além de equipar o laboratório com o sistema de alimentação para LV 148, concluiu o novo sistema com os geradores transitórios (load dump, micropulsos e rajadas) mais completos do mercado, com o objectivo de cumprir com o maior número de normas que os seus clientes exigem actualmente.
O sistema LV 148 tem como eixo central a nova fonte de alimentação de 4 quadrantes da EM Test, modelo VDS 200Q50.1. Esta fonte bipolar tem um amplo intervalo de voltagem (-20V...+80V) que satisfaz os requisitos estabelecidos no LV 148. Com uma capacidade de corrente sustentada de 50A e picos até 150A durante 200ms, tem também um intervalo de frequência sem comparação, desde DC até 250kHz, que satisfaz também os exigentes requisitos estabelecidos no LV 148.
Em relação a ensaios de alimentação, o sistema é completado com o gerador arbitrário AutoWave, uma das “jóias da coroa” da EM Test o tornou, inclusivamente, no produto normativo em alguns OEMs, e com o simulador de cortes e micro-cortes rápidos PFM 200N100, com o qual fazem, entre outros, os ensaios E10, E13 e E14 de LV 124, como o E48-09 de LV 148.
Para ensaios de transitórios, o sistema dispõe do gerador de explosões e micro-impulsos modelo UCS 200N50.1, versão especial do conhecido UCS 200N50, que consegue também realizar os micro-impulsos em de acordo com o definido pela VW TL 82066; e com o gerador de impulsos load dump modelo LD 200N. Ambos os geradores são, neste momento, os mais completos do mercado em relação à capacidade normativa e flexibilidade.
Com tudo isto, e utilizando os software de ensaio autowave.contro e iso.control fornecidos também com o sistema, AT4 wireless, dispõe actualmente de um dos sistemas de ensaio de simulação de bateria e de imunidade transitória mais completos do mercado de ensaios a nível europeu.
Agora que o AT4 wireless faz parte da DEKRA, líder em ensaios e certificação para o sector automóvel, o leque de serviços é ainda mais completo; mesmo assim, o AT4 wireless continua a ampliar a sua capacidade de Ensaio e Certificação como resposta às necessidades atuais dos mercados verticais. As exigências nos processos de qualificação e certificação dos seus produtos são um desafio para os fabricantes e fornecedores de automóveis que integram tecnologias sem fios nos seus produtos; o AT4 wireless está a demostrar ter uma posição de liderança neste ecossistema em franca expansão, com o apoio e serviço que dá aos seus clientes para enfrentarem com sucesso o desafio que tem a integração de tecnologias sem fios nos “Connected Cars”.
Para descarregar o catálogo "EMC Test Systems for Automotive" da EM Test clique aqui