Início > Em Destaque > Reconstrução de praias com o mínimo impacto ambiental

Em Destaque

Reconstrução de praias com o mínimo impacto ambiental

A draga "Sandpiper" utiliza o software Trimble HYDROpro para ajudar a repor a praia de Sorrento na Austrália

As areias movediças em Port Phillip deixaram sem areia a frente da praia de Sorrento, um destino turístico muito popular em Victoria (Austrália). Quando o verão se aproximava, o Condado de Mornington Peninsula e o Departamento Australiano de Meio Ambiente e Indústrias Primárias (DEPI) decidiu reconstruir a praia através da dragagem de um banco de areia perto da costa. O DEPI adjudicou o contrato para dragagem à empresa "Sandpiper" pela sua capacidade de minimizar o impacto ambiental.


O contrato especifica a quantidade de terra a ser dragada e a altura mínima do Australian Altura Datum (AHD) que a "Sandpiper" pode dragar. Para obter as especificações de trabalho e o funcionamento eficiente da sua cabeça de dragagem, a "Sandpiper" sabia que precisavam da mais recente tecnologia para levantamentos hidrográficos instalada a bordo e contactaram com o seu distribuidor local da Trimble, a SITECH Construction Systems, para pedir aconselhamento.


A consulta com a SITECH Building Systems ajudou a definir três principais requisitos de equipamento, com a finalidade de colocar com precisão em 3D da cabeça de corte e sucção na área de dragagem em tempo real.


  • Trimble SPS461 Recpetor GPS para posicionamento e rota - é um sistema fiável, robusto e preciso, com antena dupla de GPS concebido para uma instalação fácil e rápida.
  • Inclinómetro para medir o ângulo do braço da cabeça de corte.
  • Software de dragagem Trimble HYDROpro™ para apresentar e registar os níveis de um fundo marinho - uma solução de software fácil de utilizar com a possibilidade de ser configurado para uma vasta gama de dragas.

Reconstruyendo playas con el mínimo impacto ambientalPara obter posições precisas em 3D com o receptor GPS SPS461, foram recebidas correcções diferenciais via internet da rede CORS (sistema de referência em operação contínua) do Governo de Victoria. A posição e direcção calculadas pela SPS461 são enviadas para o software HYDROpro para mostrar a posição de dragagem.
O inclinómetro montado no quadro de dragagem também é ligado ao HYDROpro e permitiu conhecer a profundidade da cabeça de corte.


A posição da draga apresentada no HYDROpro permitiu aos operadores permanecer dentro do recinto de dragagem e garantir que não será realizada uma dragagem excessiva.
O software HYDROpro foi o ponto central no centro de operações da draga, apresentando e registando as posições de dragagem e a profundidade da cabeça da draga. O software HYDROpro permitiu que o operador da draga pudesse concentrar-se no controlo da draga em vez de procurar o local onde tinha que dragar. Os dados registados puderam ser entregues ao cliente como um mapa resultante da situação.


Mais info


A MRA Instrumentação utiliza política de cookies. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.