Em Destaque
ScopeCorder: Uma solução flexível
Aplicações da indústria automóvel para motores DC sem escovas
Os motores estão em todo o lado
Os sistemas instalados nos veículos são cada vez mais electromecânicos. Pense no ajuste dos bancos monitorizados, vidros elétricos, direção assistida, ar condicionado, bombas, etc. Em muitos destes sistemas são utilizados um ou vários motores com acionadores. Atualmente existem vários tipos de motores, mas os que estão a ganhar
popularidade, uma vez que oferecem grandes vantagens, são os motores trifásicos DC com escovas (BLDC):
- Melhoria das características do regime em função do par
- Grande dinamismo
- Grande intervalo de velocidade
- Longa duração
Os motores BLDC utilizam interruptores de comutação de corrente eléctricos, fazendo com que o motor gire ininterruptamente. Para os motores trifásicos BLDC geralmente utiliza-se uma estrutura ponte trifásica (inversor), como é apresentado na figura 1. Com o intuito de limitar facilmente e eficientemente a corrente do arranque, o controlo da velocidade e do par, a modulação da largura de impulsos (PWM) é aplicada em alguns ou em todos os interruptores. Ao alterar a frequência de comutação do inversor, o comportamento e o rendimento do motor podem ser afectados. O aumento da frequência de comutação também aumentará as perdas de PWM, enquanto a redução da frequência de comutação limitará a largura de banda do sistema, podendo danificar ou apagar o controlador do motor BLDC.
Para ler o artigo completo clique aqui.