Em Destaque
Soluções para tratamento de substractos
Estas substâncias são normalmente aplicadas sobre um material de suporte como um substracto de vidro ou uma placa de silicone durante a fase liquida. O processo de transformação desta substância liquida em sólida é conhecido como tratamento ou cura.
Se os materiais não são auto-tratados (por exemplo desivos dos componentes) existem duas técnicas estabelecidas na industria: tratamento por UV pela polimerização de materiais e tratamento térmico para suspensões à base de solventes.
Ainda que sejam totalmente diferentes no princípio físico em que se baseiam, ambos os métodos têm que cumprir limites muito exigentes em relação à uniformidade e condições de processamento estável para alcançar resultados de cura repetitivos e de alta qualidade.
Os materiais que são tratados típicamente através de luz ultravioleta são revestimentos funcionais à base de adesivos, tintas, resinas e monómeros. Para conseguir um ótimo tratamento é necessário conhecer os dados das propriedades do material, incluindo o espectro de absorção UV, intensidade necessária e tempo de irradiação.
Para o tratamento térmico existe uma gama de produtos em função dos requisitos do processo: Hotplates, fornos a vácuo, fornos de convecção. Os hotplates são utilizados quando é necessária uma uniformidade na temperatura numa área grande, os fornos de convecção são utilizados quando há necessidade de realizar grandes séries à temperatura ambiente e sob condições de temperatura uniforme e os fornos a vácuo são utilizados quando é necessário aumentar a temperatura até 1500°C para conseguir o tratamento de materiais de propriedades exigentes.