Em Destaque
Tecnologia Sodar: medição de perfis de vento em altura
- Informação
- Mais informação
A MRA Instrumentação apresenta as soluções mais inovadoras para monitorização de perfis de vento em altura com tecnologia sodar.
Graças a esta tecnologia, reduz-se drasticamente a incerteza nas previsões de produção de energia, optimizando as inversões em parques eólicos.
Os sistemas Doppler Sodarmedem remotamente perfis verticais de colicodade e direcção de dentro, estratificação térmica e parâmetros de turbulência desde 10 m até 400 m, 700 m e 3000 m de altura.
O seu princípio de funcionamento baseia-se na emissão de pulsos acústicos para a atmosfera e na posterior análise do sinal de retro-dispersão recebida. O software de processamento de dados inclui sigma v e sigma w (sigmas de velocidade de vento nos 3 eixos) e cálculo do coeficiente de dispersão de turbulências mecânicas, útil para a caracterização dos efeitos de fadiga nos aerogeradores.
Este processamento de dados, realizado pelo software tem como objectivo optimizar a validação dos mesmo e garantir a fiabilidade dos seus resultados, eliminando picos de frequência falsos, originados por fontes fixas de ruído, como torres meteorológicas próximas do Sodar.
O seu baixo consumo e o seu tamanho mínimo, convertem esta tecnologia na solução portátil ideal para a monitorização nos locais mais remotos, podendo-se controlar o equipamento de forma local e remota, via GPRS ou com satélite receptor/transmissor. Por outro lado, reduz os riscos laborais ao não trabalhar e altura e estar situado ao nível do solo.
Estas soluções são complementadas pelos sistemas RASS (Radio Acoustic Sounding System) que medem remotamente perdis de temperatura na atmosfera até 1000 m de altura.