Em Destaque
Tutancamon e a Eficiência Energética
- Informação
- Mais informação
O mundo da arqueologia tem os olhos postos na nova pesquisa que está a ser feita no túmulo de Tutancamon. Após alguns testes realizados no terreno, as paredes do túmulo de Tutancamon foram analisadas através de termografia infravermelha, que revelou a existência de pontos frios e correntes de ar num ponto localizado atrás da parede.
O estudo realizado com as câmaras termográficas sugere "a existência de duas habitações atrás dos muros norte e oeste".
Os engenheiros tiveram sérios problemas para aplicar a sua técnica termográfica no interior da câmara. Enquanto que as pirâmides estão expostas ao calor do sol, o que permite aperfeiçoar as medições e permite à câmara detectar mais facilmente a existência de zonas sólidas ou ocas atrás dos muros, o sarcófago de Tutancamon está situado por baixo de uma massa de terra numa zona com variações mínimas de temperatura. Ou seja, o que o calor pode emitir nessas paredes era muito baixo e pode ter influenciado a vinda de visitantes e equipamentos. No entanto, esvaziado o túmulo do tal calor, começou o estudo e os resultados foram espectaculares.
A medição foi realizada com captação de imagens de 2 em 2 minutos durante 24 horas; imagens essas que se iam carregando nos computadores para processá-las adequadamente com os softwares específicos para analisar a eficiência energética em edifícios. Por sorte, os instrumentos eram bastante sensíveis e, no final das medições, demonstraram que, efectivamente, por baixo da pintura que cobre a parede norte podem ser observadas variações de temperatura.
Mostrar que há uma cavidade representa o sinal de partida para encontrar um ponto onde introduzir um endoscópio. O local lógico para fazê-lo parece ser a parede oeste do denominado "tesouro", o compartimento sem porta que se abre a este do sarcófago de Tutancamon.
Tal como no Egipto, é possível descobrir cavidades ocultas onde se podem encontrar patologias no edifício imperceptíveis a olho nu relacionadas com a eficiência energética. A utilização da termografia em auditorias energéticas de edifícios e instalações é cada vez mais frequente uma vez que serve como apoio para o técnico diagnosticar as perdas de energia e o proprietário poder visualizá-las.
A MRA Instrumentação coloca à sua disposição diferentes packs específicos para edificação, através dos seus parceiros tecnologicos Flir Systems e Retrotec, compostos com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos para a realização de auditorias de ensaios e estudos relacionados com a edificação.
Com os packs especiais de poupança que a MRA Instrumentação disponibiliza poderá realizar estudos e ensaios de eficiência energética em diferentes aplicações:
Estudos de fachadas e telhados ♦ pontes térmicas ♦ isolamentos defeituosos ou inexistentes ♦ infiltrações de ar entre pisos e provenientes do exterior ♦ infiltrações de água em coberturas ou telhados planos ♦ humidades em isolamentos, telhados e muros, tanto interiores como exteriores ♦ bolor e zonas mal isoladas ♦ fugas em tubagens ♦ avarias em piso radiante ♦ funcionamento do sistema de climatização ♦ falhas eléctricas ♦ problemas na instalação eléctrica e aquecimentos central ♦ localização de avarias.