Em Destaque
Um novo passo na mecanização de materiais: impulsos ultra curtos
- Informação
- Mais informação
Aplicações como o corte de materiais, a soldadura ou a fabricação de micro-estruturas beneficiaram das vantagens dos processos laser: flexibilidade de movimento, altas velocidades, redução dos contaminantes, resolução do processo, etc.
Normalmente, utilizavam-se os lasers de fibra ou em estado sólido para este tipo de aplicações, baseados principalmente em tecnologia de impulsos de nanosegundos. Com este tipo de lasers, é habitual o aparecimento de fortes efeitos térmicos e a presença de plasma sobre a superfície tratada, que pode danificar o material processado e que limita as resoluções dos processos a realizar.
No caso dos lasers de impulsos curto (fentosegundos e nanosegundos), a energia deposita-se sobre o material num curto espaço de tempo. Desta forma é possível evitar os efeitos térmicos que “sujam” a superfície processada. Além disso, as densidades de energia que se conseguem são muito altas, permitindo que quase qualquer material seja processado com este tipo de lasers.
Os nossos parceiros tecnológicos MENLO SYSTEMS e LUMEMTUM (antes TIME BANDWITH), dispõem de diferentes modelos de laser de impulsos curtos para aplicações de mecanização de materiais. A sua grande flexibilidade em relação aos comprimentos de onda, frequências de repetição e energias por impulso fazem deles uma ferramenta de grande qualidade.
Para mais informação sobre lasers de fentosegundos para aplicações de micro-mecanização clique aqui.