Atualidade
Finalizado o projeto de gravação de vídeo no aeroporto de Barajas
O grupo Alava Ingenieros, ao qual pertence a MRA Segurança, finaliza a execução do projeto de gravação e gestão de vídeo para o sistema CCTV das terminais T1, T2 e T3 do aeroporto de Madrid-Barajas.
Para dar seguimento ao projeto executado em 2004 através do qual a Alava Ingenieros forneceu e instalou um sistema de gravação de vídeo para as 1200 câmaras analógicas da T4 do aeroporto Madrid-Barajas, em 2010 a AENA decide implantar um sistema de gravação e gestão do CCTV tradicional analógico das terminais T1, T2 e T3 do aeroporto.
Devido à renovação progressiva da gama de câmaras analógicas com vista a novas câmaras de tecnologia de vídeo IP ou hibridas, o sistema de gravação têm que trabalhar em simultâneo com câmaras de ambas as tecnologias.
Mediante codificadores de sinal analógico a pacotes IP e gravadores de vídeo em rede NVR série 9000, a plataforma de gravação NiceVision permite gerir o CCTV de ambas as tecnologias. Além disso, dada a grande quantidade de câmaras instaladas no aeroporto (mais de 1500) e o elevado número de operadores simultâneos de vídeo requerido (50), optou-se por um sistema de gravação distribuído com armazenamento massivo de vídeo comprimido, para evitar possíveis excessos de informação durante a monitorização e o playback dos dados a partir dos postos de trabalho.
O sistema conta ainda com descodificadores de sinal do tipo NVD para a monitorização em vídeo desde o sistema de video wall instalado nas salas de controlo.
A plataforma de gravação NiceVision permite ainda a integração de protocolos de telemetria (PTZ), a análise de conteúdo tanto de vídeo analógico como de IP e a redundância dos elementos críticos do sistema, sendo possível também a sua integração na plataforma de software corporativa de controlo de AENA intitulada GSA.
O projeto beneficia ainda de um requisito adicional: a gravação de 22 câmaras IP geridas pelos Serviços de Extinção de Incêndios do aeroporto, para o qual se optou por uma solução de gravação software only integrada em servidores de fabricantes tradicionais de hardware informático.
Constituindo dois anos de trabalho para o pessoal técnico especializado em tecnologias de gravação de vídeo da Alava Ingenieros, o projeto representa um marco importante tanto para o grupo Alava Ingenieros como para Nice, uma vez que possibilitou a implantação da solução NiceVision 10.8 nas quatro terminais do aeroporto de Madrid-Barajas, um dos cinco maiores aeroportos da Europa no que diz respeito a tráfico de passageiros.