Início > Em Destaque > Novas instalações da BQ em Madrid

Em Destaque

Novas instalações da BQ em Madrid

A espanhola BQ reforçou o seu I+D+i com a implementação na sua sede central em Madrid, por parte do Grupo Alava Ingenieros, de duas sofisticadas instalações de ensaios: uma câmara OTA e uma câmara acústica. Estas câmaras permitirão à BQ seguir a vanguarda do design num mercado tão competitivo e inovador como é o dos smartphones e tablets.

A câmara OTA (Over-the-Air) é um recinto electromagneticamente blindado e totalmente anecoico à radiofrequência. Equipada com diversos sistemas, permite à BQ medir e avaliar de forma precisa e segura os parâmetros relacionados com a "qualidade da radiação do terminal sem fios em teste, como o TRP (taotal Radiated Power), TIS (Total Isotropic Sensitivity), NHPRP (Near-Horizon Partial Radiated Power), NHPIS (Near-Horizon Partial Isotropic Sensitivity), Alcance da Antena ou Eficiência, entre outros, tanto em modo de voz como em modo de dados.

A câmara OTA foi realizada com blindagem e absorvente modular da COMTEST da mais alta tecnologia e o seu design modular permitirá à BQ movê-la totalmente e/ou aumentá-la para um tamanho maior se necessário. A câmara, que dispõe de uma potencia de ensaio até 40GHz, tem, entre outros, um posicionador de dois eixos (Theta+Phi) da MATURO, especialmente concebido para recintos OTA, espectros electromagnéticos (cabeça, mãos, etc.) da SPEAG e antenas da SCHWARZBECK. A câmara está preparada para a futura certificação CTIA que a BQ tem intenção de realizar no futuro próximo.

camara BQ

Para além da câmara OTA, O Grupo Álava Ingenieros também equipou a BQ com uma câmara acústica da FAIST. A FAIST dispõe de uma tecnologia totalmente inovadora de paneis absorventes e de ressonância acústica que aumenta o volume útil do ensaio da câmara para um determinado tamanho de câmara, entre muitas outras vantagens. A instalação está equipada com instrumentação de medição e análise de qualidade acústica da AUDIO PRECISION bem como com uma cabeça acústica da HEAD ACOUSTICS.

Com estas instalações, a BQ reforça a sua capacidade de design de dispositivos móveis. Nas palavras de Ravin Dhalani, CTO da BQ: “as duas câmaras permite-nos reduzir os tempos de desenvolvimento em 20%, tornando-se completamente autónoma na caracterização das nossas antenas (TRP e TIS) e no ajuste da qualidade de áudio de todos os endpoints. O Grupo Alava Ingenieros tem sido fundamental para o desenvolvimento do projecto disponibilizando uma solução adequada com restrições iniciais de espaço muito grandes”.

A MRA Instrumentação utiliza política de cookies. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.