Em Destaque
Reforço do fundo marinho da ponte ferroviária "Little Belt" na Dinamarca
- Informação
- Mais informação
A solução mais adequada para este tipo de monitorização é um levantamento com uma ecosonda multifeixe que permite dispor dos dados na mesma plataforma em que se utilizam as gruas e as dragas, como é o caso do software Teledyne PDS.
A Peter Madsen Rederi (PM), é uma empresa dinamarquesa fundada em 1954, especializada desde 1989 em trabalhos hidrográficos. A PM mantém um conjunto de equipamentos do mais moderno e preciso que existe no mercado, tanto em hardware como em software. Dispõe de 6 embarcações para dragagem e trabalhos offshore equipadas com diversos equipamentos que são monitorizados com o software Teledyne PDS e 3 ecosondas multifeixe: duas SeaBat 7125 e uma Odom MB1.
Na primavera de 2014, a PM começou a trabalhar na ponte ferroviária Little Belt Railway Bridge em Middelfart, Dinamarca. Devido ao assentamento e ao solapamento a estabilidade geotécnica da Ponte devia ser melhorada, o que foi feito, tendo sido colocado rapidamente 169.000 m3 de pedras dentro da tolerância a 40 metros de profundidade. A ponte é uma estrutura de grande comprimento e foi construida utilizando materiais sólidos e pesados. Foi praticamente impossível receber um sinal GPS consistente, nem durante a colocação das pedras nem durante a batimetria.
A PM solucionou esta questão colocando a sua estação de referência GPS muito perto da ponte, instalando um receptor GPS em cada extremidade das suas embarcações e utilizando o pós-processamento Pospac depois de finalizada a batimetria.
Poderá ler o artigo completo em espanhol clicando aqui.