Em Destaque
Uma solução económica para medição de lasers de alta potência em processos de linha
Nas aplicações industriais de soldadura ou processamento de materiais, normalmente são utilizados lasers de fibra de alta potência. Nestes casos, pode não ser interessante medir a potência do feixe laser num ponto intermédio do processo, uma vez que existe a possibilidade do aparecimento de diferentes problemas, desde o momento em que se realiza a medição até ao ponto do embate do feixe no material a tratar. portanto, é obrigatório utilizar algum método não invasivo para medir a saída do laser junto ao final da fibra óptica que leva o feixe à zona de trabalho.
Normalmente, para a medição do laser de kW, é recomendada a utilização de cabeças especiais que possam suportar altas potências. Este tipo de cabeças são geralmente bastante caras e necessitam de sistemas de refrigeração a águas que podem ser difíceis de implementar.
Devido às particularidades do mercado industrial, foi necessário o desenvolvimento de soluções mais simples e económicas como alternativa às cabeças especiais para a alta potência laser. O nosso parceiro Gentec-eo desenvolveu, com êxito, uma solução para este tipo de medições, baseada na utilização das cabeças standard da série UP no modo "single shot". Com esta solução é possível medir impulsos individuais do laser em vez de realizar medições contínuas que aumentam o risco de danos no elemento sensor. Além disso, não necessitam de nenhum sistema de refrigeração especial e têm a possibilidade de programar um ciclo de medições num determinado intervalo de operação, para obter informação frequente do funcionamento do laser (Go-NoGo).
O nosso parceiro Gentec-eo implementou, com êxito, uma solução deste tipo numa fábrica da industria automóvel. O utilizador desta fabrica tem um laser de 4 kW para aplicações de soldadura e necessitava de medições de verificação muito frequentes. Devido aos problemas para fazer chegar um sistema de refrigeração a água a uma cabeça de alta potência, a Gentec-eo instalou uma cabeça standard modelo UP50N-40S-W9, um simples detector para lasers até 40 W. Esta cabeça foi programada para receber impactos individuais do feixe de 200 J em 50 milissegundos (equivalente a uma potência média de 4 kW). Este detector está a ser utilizado várias vezes por dia e fornece informação obre o comportamento do laser, sem interferir com a linha de produção. Tornou-se na solução mais adequada para as necessidades e requisitos deste utilizador.