Dinamómetros de chassis e de motor portáteis
Os motores de veículos elétricos devem cumprir normativas restritas e a sua performance deve ser comprovada.
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Os motores de veículos elétricos devem cumprir normativas estritas e a sua performance deve ser comprovada. Os dinamómetros de chassis de ROTOTEST revolucionaram a forma de realizar ditos ensaios com precisão; possibilitam maior segurança intrínseca e com requisitos de infraestrutura mínimos em relação à conceção tradicional do banco de rolos, com custos de implantação e de operação substancialmente menores.
O sistema acopla-se de forma direta aos eixos do veículo eliminando as incertezas de medida que se originam na conceção tradicional do banco de rolos, ao gerar ou medir a rotação dos pneumáticos. Tanto o estado da superfície do rolo como a pressão, o desgaste, a temperatura, entre outros, não afetam as medições realizadas pelo sistema ROTOTEST.
Os dinamómetros ROTOTEST podem instalar-se dentro de câmaras climáticas, de EMC ou acústicas, oferecendo uma grande flexibilidade de mercado.
A ROTOTEST fabrica duas famílias de dinamómetros de chassis: de absorção e regenerativos.
A família VPA-RXTM funciona aplicando uma resistência ao binário gerado pelo motor do veículo, mediante um sistema hidráulico em circuito fechado, controlado por uma estação de trabalho remota e incorporando sensores de velocidade e, também, um binário de alta precisão. O sistema é totalmente portátil, sendo toda a montagem realizada em minutos, e necessitando apenas, de uma ligação à rede monofásica para funcionar. Como parte do sistema, inclui-se um potente ventilador que fornece, no caso de veículos com motor de combustão interna, o vento necessário para reproduzir as condições reais. Adicionalmente, este mesmo ventilador realiza a refrigeração do circuito hidráulico.
A família EnergyTM pode gerar a rotação dos eixos do veículo de maneira totalmente controlada sem necessidade de que o motor esteja em funcionamento. Essencialmente, é um dinamómetro de motor de quatro quadrantes aplicado ao eixo do veículo. Mediante a utilização de um sistema de controlo de última geração e tecnologia de inércia ativa patenteada, a inércia do veículo simula-se de forma elétrica para condições reais de estrada. O seu funcionamento é tanto dinâmico como regenerativo e torna-se fundamental no desenvolvimento de automóveis elétricos ou híbridos.
Ambas as famílias apresentam-se em configurações de um eixo trator ou 4x4, podendo começar pela primeira configuração e amplia-la no futuro.